Doenças
Pericardite
Pericardite
É a inflamação da membrana que recobre o coração (essa membrana funciona como um saco que envolve o coração, protegendo-o). Essa inflamação pode ser causada por infecções (vírus, bactérias…), por doenças auto imunes (como o Lúpus, e a Artrite reumatóide), insuficiência renal, radioterapia, alguns tipos de câncer e após cirurgia cardíaca ou após um infarto. Quando não sabemos a causa, dizemos que a pericardite é idiopática. A maioria das pericardites é benigna. Quando o paciente está bem e a doença evolui dentro do esperado, a investigação de sua causa pode ser muito extensa e difícil, deixando de ter importância quando o paciente responde muito bem ao tratamento, por isso muitas pericardites ficam sem causa definida (a maioria provavelmente tenha sido causada por infecção por vírus).
A pericardite causa dor no peito, que habitualmente piora quando a criança respira fundo ou quando se deita. O eletrocardiograma pode ajudar no diagnóstico.
O ecocardiograma deve ser realizado quando existe a suspeita de pericardite e pode mostrar o aumento do líquido pericárdico (setas pretas), que chamamos de derrame pericárdico, ao redor do coração.
Na maioria das vezes a pericardite não causa risco de morte, mas quando há grande acúmulo de líquido em volta do coração ou quando esse líquido se acumula muito rapidamente, o coração pode ter dificuldade em se encher para bombear o sangue para os pulmões e o corpo, causando dificuldade para respirar e posteriormente, quando não tratado, queda da pressão, desmaio e até morte.
O tratamento em geral é realizado com anti-inflamatórios (ibuprofeno, naproxeno, indometacina…) que podem ser associados a outras medicações (colchicina…).
Nos casos em que há excesso de líquido em volta do coração, causando cansaço, e outros sinais clínicos, pode ser necessária a retirada desse líquido (com agulha e seringa) e em alguns casos, a colocação de um tubinho no peito (dreno) até que não haja novo acúmulo de líquido em volta do coração.