Doenças

Comunicação
Interatrial (CIA)

 

Comunicação interatrial (CIA)

A Comunicação InterAtrial é um buraco  (seta verde) na parede que divide as câmaras superiores do coração: os átrios direito (AD) e esquerdo (AE).

Essas comunicações podem ter tamanhos variados, desde pequenas, que podem se fechar espontaneamente, geralmente até 2 anos de idade, até grandes.

Quando o médico examina a criança (ou adulto) pode escutar um sopro, que é um barulhinho diferente entre as batidas do coração. Não costumam causar sintomas, exceto as comunicações realmente grandes que podem causar cansaço e às vezes palpitações.  Quando causam alguma sobrecarga ao coração podem causar arritmias e na vida adulta, insuficiência cardíaca.

O ecocardiograma é fundamental na avaliação da repercussão desse e de outros defeitos cardíacos congênitos. Além de medir o tamanho da CIA, é possível avaliar se há aumento de câmaras cardíacas (grau de sobrecarga), aumento de fluxo de sangue para os pulmões, verificar a posição do defeito e suas bordas (e com isso se será possível o fechamento percutâneo pelo cateterismo, quando indicado), além de checar se há outros defeitos associados.

Quando o fechamento for indicado (diante de sobrecarga do coração), na maioria dos casos o defeito (buraquinho) pode ser fechado por via percutânea  (pelo cateterismo, quando um cateter, que é um tubinho longo, é introduzido através de uma veia até o coração e lá ele libera um dispositivo que é uma peça, que tampa o buraquinho).

Em alguns casos, quando a CIA é muito grande ou está localizada muito próxima a outras estruturas do coração (como veias e valvas), o fechamento pelo cateterismo não é possível, sendo então necessária a cirurgia. O cirurgião fecha o buraquinho dando pontos ou costurando um retalho para tapar esse buraquinho (seta amarela).