Coração Normal

Coração Normal na
Circulação do Feto 

Coração normal na circulação do feto (o bebê na barriga da mãe)

Na barriga da mãe, a placenta é responsável pela oxigenação do feto (e não o pulmão como ocorre depois do nascimento). 

O sangue oxigenado pela placenta chega ao bebê (seta vermelha) pela veia umbilical, passa pelo ducto venoso, que desvia o sangue mais oxigenado (seta amarela) pelo forame oval, que é uma comunicação entre os átrios (um buraquinho entre as câmaras superiores do coração).

O sangue mais oxigenado (em vermelho, desviado pelo ducto venoso e forame oval) é levado então para o lado esquerdo do coração do feto e daí para a parte de cima do corpo do feto (cabeça, músculo do coração…). O sangue menos oxigenado (em azul, que chega do corpinho do feto pelas veias cavas superior e inferior) é direcionado para o lado direito do coração (setas azuis) e daí uma pequena parte é levada aos pulmões (pelas artérias pulmonares) e a maior parte é desviada pelo canal arterial para a aorta descendente (a parte da aorta que desce para o corpo) e daí para os órgãos da parte de baixo do corpo do feto, retornando à placenta (seta roxa) para ser novamente oxigenado, através das artérias umbilicais. AD = átrio direito; AE = átrio esquerdo; VD = ventrículo direito; VE = ventrículo esquerdo; AO = aorta e AP = artéria pulmonar

Na circulação do feto há três desvios (que chamamos de shunt): o ducto venoso, o forame oval e o canal (ou ducto) arterial.
Esses desvios são essenciais para a circulação do feto, deixando de existir depois do nascimento (após um intervalo de tempo variável como veremos na circulação de transição).