Perguntas Frequentes

 

O que é cardiologia?

A cardiologia pediátrica é a especialidade médica voltada para crianças e adolescentes com problemas do coração e sistema circulatório (as veias e artérias). Essas doenças podem ser congênitas (quando a criança já nasce com a cardiopatia) ou adquiridas ao longo da vida e costumam ser muito diferentes das que acometem as pessoas na vida adulta, daí a importância da especialidade, que pode ser um ramo da pediatria ou da cardiologia geral (ou seja, para nos especializarmos em cardiologia pediátrica, podemos fazer antes a residência ou especialização em pediatria ou em cardiologia geral).

A cardiologia fetal costuma ser um ramo da cardiologia pediátrica e se baseia na detecção, aconselhamento e tratamento de cardiopatias no feto e, em geral, se baseia no ecocardiograma fetal

Sopros cardíacos: o que são

Quando nós médicos examinamos uma pessoa e escutamos seu coração  (na linguagem médica nós dizemos “auscultamos” o coração), nós ouvimos dois sons, que são: “TUM” e  “TÁ”. 

O “TUM” é chamado de primeira bulha (ou primeiro som; B1) e o  “TÁ” a segunda bulha (ou segundo som; B2). Esse primeiro som ( “TUM”) corresponde ao fechamento das valvas (que são como portas em nossos corações) tricúspide e mitral (separam os átrios dos ventrículos) e o segundo som (“TÁ”) corresponde ao fechamento das valvas pulmonar e aórtica (separam os ventrículos das artérias que vão levar o sangue do coração até o pulmão (valva pulmonar) e do coração até o corpo (valva aórtica). Então normalmente nós escutamos: “TUM” “TÁ”, “TUM” “TÁ”, “TUM” “TÁ”, “TUM” “TÁ”… Quando a pessoa tem um sopro, ouvimos um som adicional (por exemplo: “TUM” “FFF” “TÁ”). Existem vários tipos de sopros, de acordo com o tipo de som que escutamos, da posição (depois do “TUM”, depois do “TA”…) e do local (geralmente em diferentes locais do peito). O sopro mais comum é chamado de “sopro inocente”, ele é muito comum (principalmente em crianças) e se deve à passagem do sangue pelas estruturas normais do coração. A criança tem o peito mais fino, mais fácil de escutar esses ruídos extras… O sopro inocente costuma desaparecer com o crescimento da criança, mas mesmo que não desapareça, não tem nenhum significado, a pessoa pode (e deve!) levar uma vida normal. O sopro que não é inocente (sopro patológico) pode ser pela presença de algum buraquinho ou de alguma valva (portinhas do coração) que não esteja abrindo bem ou não esteja se fechando bem… Os sopros patológicos podem ser por causas simples (que podem se normalizar com o tempo ou que necessitam apenas de seguimento pelo cardiologista pediátrico) até causas mais complicadas, que podem requerer algum medicamento, cateterismo ou até cirurgia. Pelo exame do paciente, o médico já tem uma pista se o sopro é inocente ou patológico, mas o exame mais adequado para avaliar a causa desse ruído (sopro) é o Ecocardiograma ou ECO (como é comumente chamado).  Abra as abas de coração normal para entender melhor o funcionamento do coração e suas valvas e do Ecocardiograma para entender melhor como é realizado esse exame.

Teste do coraçãozinho (o que é?)

O teste de oximetria, comumente chamado de Teste do coração, tem como objetivo detectar cardiopatias chamadas críticas, que são alterações cardíacas congênitas, que se não tratadas em tempo hábil, levam à morte ou sequelas importantes e que podem passar despercebidas ao exame clínico nos primeiros dias de vida. 

O teste deve ser realizado entre 24 a 48 horas de vida, antes da alta da Maternidade. A oximetria é realizada através de um sensor que é colocado na mão direita do bebê e em um dos pés, medindo a oxigenação. Se a oxigenação estiver baixa ou se houver diferença entre as medidas da mão e um dos pés, o teste é repetido em uma hora e, caso mantenha-se alterado, o ecocardiograma deve ser realizado nas próximas 24 horas. 

Abra a aba Ecocardiograma pediátrico para entender melhor como esse exame é realizado.

A portaria Nº 20, de 10 de junho de 2014 do Ministério da saúde brasileiro tornou pública a decisão de incorporar a oximetria de pulso – teste do coraçãozinho, a ser realizado de forma universal, fazendo parte da triagem Neonatal no Sistema Único de Saúde – SUS.