A artéria subclávia direita aberrante ou ARSA (Aberrant Right Subclavian Artery) é mais um dos chamados marcadores ultrassonográficos menores (juntamente com Transluscência Nucal aumentada, Golf Ball, artéria umbilical única, dentre outros).

Qual o significado de um marcador ultrassonográfico menor (ARSA por exemplo)?

A ARSA, assim como outros marcadores menores, está presente com maior frequência em algumas síndromes genéticas, porém também está presente em cerca de 1% dos bebês normais.

Quando o diagnóstico de ARSA é isolado, ou seja: não encontramos outros marcadores ou malformações nesse bebê, a chance de síndromes genéticas é baixa (embora alguns autores considerem essa chance um pouquinho maior que na população geral).

Nem a ARSA, nem qualquer outro “marcador” é capaz de fazer diagnóstico de síndrome ou de doença cardíaca. Esses “marcadores” nos apontam que o bebê deve ser visto com maior cuidado, sendo frequente a solicitação de outros exames como o Ecocardiograma Fetal bem como um exame ultrassonográfico detalhado do feto.

Se há outro(s) marcador(es) ou existe alguma malformação, o obstetra orienta e aconselha a família quanto à possibilidade de aumento de risco para alterações genéticas e, se for o desejo da família, poderão ser solicitados exames adicionais, desde testes não invasivos como a pesquisa de DNA fetal livre no sangue materno (cffDNA = cell free fetal DNA; também chamado de NIPT = sigla em inglês para o teste pré-natal não invasivo) até testes invasivos como a amniocentese.  

Eu já expliquei o papel da ARSA como um dos marcadores ultrassonográficos menores, mas afinal o que é exatamente a ARSA? Vou explicar primeiro como é a artéria subclávia direita NORMAL:

A Aorta é nossa principal artéria e leva o sangue já limpo e oxigenado do coração a todo o nosso corpo. Assim que a Aorta sai do coração, ela forma um arco que dá origem às artérias que levam o sangue para nossos braços e a cabeça, depois ela desce dando origem às demais artérias da parte de baixo de nosso corpo.

Assim que a aorta sai do coração normalmente ela dá origem então a três artérias:

  1. TBC (Tronco braquiocefálico) que logo se divide em artéria Subclávia Direita (que leva o sangue para o braço direito) e a artéria Carótida direita (que leva o sangue para o lado direito do pescoço e cabeça).
  2. Artéria Carótida Esquerda (que leva o sangue para o lado esquerdo do pescoço e cabeça).
  3. Artéria Subclávia Esquerda (que leva o sangue para o braço esquerdo)

Quando a artéria subclávia direita é aberrante (ARSA), a aorta sai do coração e dá origem então a quatro artérias (em vez de três como o normal):

  1. Artéria Carótida direita (que leva o sangue para o lado direito do pescoço e cabeça).
  2. Artéria Carótida Esquerda (que leva o sangue para o lado esquerdo do pescoço e cabeça).
  3. Artéria Subclávia Esquerda (que leva o sangue para o braço esquerdo)
  4. Artéria Subclávia Direita (que leva o sangue para o braço direito) saindo após a subclávia esquerda (atrás dela, já do lado esquerdo) e por isso tem que dar uma volta para alcançar o braço direito. O trajeto da subclávia direita aberrante até o braço direito se faz por trás da traquéia (o tubo que leva o ar aos nossos pulmões) e do esôfago (o canal que conduz o alimento até o estômago). Esse trajeto é bem diferente da subclávia direita normal que passa na frente dessas duas estruturas.

A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS COM ARSA NÃO TÊM SINTOMAS.

Essas pessoas geralmente nem sabem que têm essa variação de anatomia. Em raros casos, ao passar por trás da traquéia e do esôfago, a artéria pode eventualmente “espremer” essas duas estruturas e causar sintomas como dificuldade para engolir, tosse ou respiração mais cansada. Por isso, seu pediatra pode orientá-lo a observar o padrão de respiração e a alimentação do seu bebê (Ele respira com tranquilidade, está mamando bem?)

Se a ARSA está associada a outras alterações ou síndromes genéticas, o seu pediatra/geneticista irá discutir com você e sua família o significado dessas alterações. Cada bebê é único. Você e seus médicos irão traçar o melhor plano para você, seu bebê e sua família.