Muitas mulheres grávidas abrem mão do cinto de segurança por não saberem a forma correta de usá-lo, temendo que o cinto prejudique o bebê ou por sentirem-se desconfortáveis ao usá-lo.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o cinto de segurança O uso do cinto de segurança pela gestante quando na direção ou como passageira, tanto no banco da frente quanto no banco traseiro é eficaz na redução de morte e na gravidade das sequelas causadas por eventual acidente de trânsito.

O uso do cinto de segurança pela gestante, quando na direção ou como passageira, tanto no banco da frente, quanto no banco traseiro, é essencial para a prevenção de danos físicos à mãe e seu bebê.

Aqui vão algumas dicas da Abramet:

  • Usar SEMPRE o cinto de segurança do tipo “três pontos”.
  • A parte pélvica do cinto de três pontos (faixa subabdominal) deve ser colocada abaixo da protuberância da barriga, ao longo dos quadris e na parte superior das coxas
  • A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entra as mamas e lateralmente ao abdome, NUNCA sobre o útero
  • NUNCA colocar a faixa superior do cinto por trás do tórax nem tampouco colocá-la debaixo do braço, na axila. JAMAIS sentar-se sobre a faixa inferior (pélvica ou subabdominal) para usar apenas a faixa superior (torácica) (diagonal)
  • Em veículos que tenham airbag, usar o cinto de segurança como explicado acima e afastar o banco o máximo possível para trás, até o limite que permita o perfeito contato com o volante e com os pedais, quando a gestante estiver dirigindo o veículo.

É muito importante disseminarmos a forma correta de usar o cinto de segurança durante a gestação e estimularmos as mulheres gestantes a adotarem essas medidas de segurança no trânsito para que a gestante e seu bebê estejam protegidos!