A NICE (National Institute for Health and Care Excellence), que faz parte do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, faz uma recomendação sobre posição materna para dormir durante a gestação na sua diretriz de 2021:

As evidências sugerem que possa existir maior risco de natimortos (bebês nascidos mortos) após 28 semanas, além do nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional (PIG), associados à posição de ir dormir com a barriga para cima. Dormir de barriga para cima duplica a chance de natimortos e triplica a chance de nascer pequeno para a idade gestacional (PIG).

Há uma série de dificuldades em relação a esses estudos, mas o comitê concordou que esses dados são suficientes para que haja uma recomendação de que:

AS GESTANTES COM MAIS DE 28 SEMANAS EVITEM IR DORMIR NA POSIÇÃO DE BARRIGA PARA CIMA.

A Nova Zelândia tem um site (www.sleeponside.org.nz) que recomenda: “Sleep on side when baby’s inside” (durma de lado enquanto o seu bebê estiver do lado de dentro) a partir de 28 semanas (quando for dormir à noite, quando retornar para dormir após se acordar durante a noite e durante os cochilos diurnos).   O prof. Lesley McCowan, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Auckland e sua equipe têm pesquisado fatores de risco para natimortos por cerca de 10 anos e enfatizam essas recomendações.

Mas, atenção! É muito comum mudar a posição enquanto dormimos. Apenas lembre-se: comece a dormir de lado e se acordar de barriga para cima, vire de lado novamente.

Em um futuro breve deveremos ter estudos mais bem desenhados que consigam definir melhor esses riscos, mas por enquanto … a recomendação é dormir de lado!

Ter uma boa noite de sono durante a gestação É ESSENCIAL!


Mas, achar uma posição confortável para dormir no 3o trimestre pode ser bastante desafiador! Experimente usar travesseiros ou cobertores enrolados para dar um suporte para a barriga e entre as pernas, de forma a aliviar a tensão da sua coluna. Evite ingerir muito líquido logo antes de se deitar e esvazie a bexiga antes de ir dormir. Evite as telas, opte por livros ou revistas de papel no fim do dia. Escolha o que você lê (as redes sociais acabam trazendo notícias difíceis, a gestação já é um período de inseguranças para a mulher). Pense na leitura como um alimento: ela deve ser “nutritiva” e não “venenosa”. Se o seu obstetra permitir, faça atividade física durante o dia, ela será uma ótima aliada para um bom sono noturno!