Dia Internacional da prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal

Hoje, dia 9 de setembro é o Dia Internacional da Prevenção dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal, que podem incluir no seu extremo mais grave a Síndrome Alcoólica Fetal (com alterações da face, malformações do sistema nervoso central e em vários outros órgãos), mas que pode constar de alterações mais sutis, por vezes de difícil diagnóstico como alterações de comportamento, déficit de aprendizagem, atenção, dentre outros.

É a causa mais frequente de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência mental entre as causas não congênitas.

Este dia foi escolhido para que no nono dia do nono mês do ano, nos lembremos de que durante os nove meses de gestação a mulher não deve ingerir álcool.

Nossa tolerância ao consumo de álcool na gestação deve ser ZERO!

A Medicina Fetal Barcelona, organização sem fins lucrativos centrada na promoção do conhecimento em medicina fetal, estima que 42% das gestantes consumam álcool, mas apenas 2% são conscientes de que apenas um copo possa ser prejudicial ao bebê. Alguns estudos sugerem que a abstenção deva se iniciar pelo menos nos três meses que antecedem a gestação, portanto se você está tentando engravidar ou conhece alguém tentando, compartilhe com ela estas informações!

O consumo de álcool na gravidez pode prejudicar o crescimento do feto, seu neurodesenvolvimento, além de causar diversas malformações dos seus órgãos (inclusive malformações cardíacas).

Vamos todos nos conscientizar dos perigos do álcool na gestação para melhorarmos a saúde de nossas crianças e sonharmos com uma sociedade mais justa e com menos desigualdades.